Pesquisa personalizada

Precisa de Ajuda?

Postagens Populares:

Áudio Livro Caminho a Cristo:


Pesquisa personalizada

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Catedrais anglicanas usam escorregador e minigolfe para atrair fiéis



 Detalhe de uma das obras em relevo no teto da catedral de Norwich: escorregador estimulou visitantes a conhecerem peças como essa. Foto: Fæ/Wikimedia

Medidas buscam trazer um público jovem para as igrejas e reverter um processo contínuo de perda de fiéis.

A queda no número de frequentadores da Igreja Anglicana é incontestável, e para combatê-la duas catedrais tomaram decisões inusitadas, noticiou o site NBC News. Em agosto, um escorregador foi inaugurado na nave da catedral de Norwich, a nordeste de Londres. Outra catedral a sudeste da capital, a de Rochester, inaugurou um campo de minigolfe em suas dependências.
Mesmo sendo a igreja oficial da Inglaterra e a igreja-mãe da Comunhão Anglicana internacional, que tem cerca de 85 milhões de membros em todo o mundo, o anglicanismo tem perdido fiéis no Reino Unido em ritmo acelerado. Um levantamento estatístico conduzido pela tradicional organização National Centre for Social Research verificou que, em 2018, a proporção da população que se identificou como anglicana ou pertencente à Igreja da Inglaterra ou igrejas irmãs na Escócia e no País de Gales caiu de 40% em 1983 para apenas 12%.
Segundo Lorde Carey, ex-arcebispo de Canterbury (cargo de líder do anglicanismo), a Igreja Anglicana está “a uma geração de distância da extinção”.
“Nossa esperança é que isso [o escorregador] traga um público muito diferente para a catedral”, disse a reitora da catedral de Norwich, reverenda Jane Hedges. Ela própria inaugurou o brinquedo, descendo por ele quatro vezes. Esbaforida, complementou: “Quero dizer, olhe ao redor agora, há muitos jovens”.
Estímulo à fé
O escorregador em Norwich fazia parte de um festival de verão chamado “Vendo Diferentemente”, destinado a encorajar as pessoas a não apenas montar a atração, mas também a realizar ali uma série de atividades relacionadas à fé. O brinquedo foi concebido pelo reverendo local Andy Bryant, que desejava encontrar uma forma de atrair visitantes para o teto abobadado esculpido do prédio.
A Catedral de Norwich é adornada com mais de 1.000 desses relevos (chamados bossagens) medievais que exibem histórias da Bíblia. A coleção é a maior desse tipo no mundo. A nave imediatamente acima do escorregador apresenta 255 desses chefes, representando sete episódios do Antigo Testamento e sete do Novo Testamento.
O campo de minigolfe de Rochester também estava inserido em um contexto maior. Ele se baseava em pontes, como parte do que a catedral diz ser um plano para educar os visitantes sobre engenharia. A mensagem se expandia para abranger também a construção de pontes sociais.
As novidades dividiram opiniões. Linda Woodhead, professora e especialista em cultura e religião na Universidade de Lancaster, não gostou do campo de minigolfe: “É tão tensa, essa metáfora. Entendo de onde vem, mas você deve ter cuidado com o que deseja, quais são as consequências de longo prazo de associar a igreja com diversão. Esses edifícios têm um lugar particular culturalmente falando e [tais iniciativas] poderiam minar isso”.
Espaço sagrado
Por seu lado, Jo Rudd, 42 anos, de Stevenage, que visitava sua filha Anna, de 18 anos, moradora de Norwich, amou a ideia do escorregador. “Acho ótimo”, ela disse, observando que a catedral estava repleta de crianças e turistas se acomodavam em esteiras para ver as obras de arte no teto.
Já Maura Merion, aposentada de Londres, desaprovou o brinquedo. “Isso não está certo, há algo em mim que não combina com [o escorregador] em um espaço sagrado”, afirmou.
“Isso vai deixar as pessoas querendo mais e com expectativas diferentes da igreja”, disse Jodie Wong, estudante de Manchester de 26 anos. “Este ano tem o escorregador; o que vem depois?”
No caso de Norwich, um pequeno modelo de dinossauro ao lado da catedral já responde a essa pergunta. No verão de 2020, a nave abrigará o esqueleto do diplodoco “Dippy”, de 18 metros de comprimento, emprestado do Museu de História Natural de Londres.

Nenhum comentário:

Livro Gratuito em PDF - Baixe Agora!


Pesquisa personalizada