As Seitas Mais Perigosas dos Últimos Tempos

Como humanos, tendemos a ter um fascínio por seitas e cultos, pois eles inicialmente atraem pessoas com ideais de uma comunidade utópica. No entanto, o que geralmente começa com um líder enigmático e carismático querendo unir um grupo de pessoas, muitas vezes se transforma em uma ditadura tirânica com consequências desastrosas. Muitas dessas seitas passam despercebidas por vários anos e até décadas, enquanto outras estão no centro da atenção da mídia e continuam a exercer influência sobre milhões de pessoas.

O mundo tem uma longa história de cultos aterrorizantes e horríveis que levaram as coisas "longe demais" - e continuam a nos chocar até hoje. Veja alguns deles:

A Família Manson

A comuna foi fundada na Califórnia na década de 1960. Liderado por Charles Manson, o grupo acabou sendo responsável pelos assassinatos e agressões de várias pessoas. 

Manson e seus seguidores eram aparentemente inspirados pela música dos Beatles, o que desencadeou seu plano de iniciar uma guerra racial e se preparar para um apocalipse iminente.

Charles Manson

O culto ganhou fama e causou comoção nacional nos Estados Unidos após assassinar a atriz Sharon Tate, que estava grávida de oito meses.

Sharon Tate

Happy Science

Também conhecido como Instituto para a Investigação da Felicidade Humana, o culto japonês foi fundado em 1986 por Ryuho Okawa, que realmente acredita que ele é a personificação humana de um ser supremo.

A seita é basicamente uma mistura de religiões mundiais, New Age hokum e nacionalismo de extrema direita. Ryuho Okawa chegou a fundar uma ala política, o "Partido da Realização da Felicidade".

As crenças mais duras do partido incluem negar que certas atrocidades históricas ocorreram e defender que o Japão entre em guerra com a China e a Coreia do Norte. Eles afirmam ter 12 milhões de seguidores em todo o mundo.

Templo do Povo

Fundado em 1955 por Jim Jones, o Templo do Povo dos Discípulos de Cristo ganhou seguidores ao se promover como um movimento religioso ligado ao Cristianismo.


Em 1977, depois de anos ganhando seguidores e alienando-os da sociedade, Jones criou um assentamento para seu culto na Guiana, que ele chamou de Jonestown.

Quando o congressista Leo Ryan viajou para Jonestown para investigar, membros do grupo atiraram nele, desencadeando um incidente que mataria quase 1000 pessoas. Jones convenceu seus seguidores de que, se eles não tirassem suas próprias vidas, o Templo seria dissolvido. No total, 909 pessoas morreram de intoxicação autoinfligida por cianeto.

Raelianismo
O francês Claude Vorilhon, que mais tarde mudou seu nome para Raël, iniciou esta seita em 1974. Ele alegou que os alienígenas uma vez lhe entregaram uma Bíblia e lhe disseram que os humanos eram o futuro.


Durante anos, os membros dessa seita foram vistos como inocentes crentes em alienígenas, e acumularam um enorme número de seguidores. Então, em 2002, as coisas tomaram um rumo estranho quando uma empresa de propriedade do Raelianismo afirmou ter clonado um humano.

Toda a situação se tornou tão polêmica que até a Casa Branca entrou na história. Até hoje, nenhuma evidência real dos clones veio à tona, mas a empresa ainda está vendendo um "dispositivo de fusão de células embrionárias" por US$ 9.000.

Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
A Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é uma organização fundamentalista mórmon formada pelo líder Warren Jeffs.

O líder espiritual é considerado um profeta de Deus e é a única pessoa na comunidade que tem o poder de realizar casamentos e reatribuir mulheres e filhos a outros homens.

A comunidade pratica a poligamia. Mulheres menores de idade são frequentemente forçadas a se casar com homens mais velhos.

Em 2011, Jeffs foi condenado por agressão s-xual infantil e atualmente cumpre pena de prisão perpétua em um presídio federal. Ele também foi condenado por ser cúmplice de agressão s-xual ao organizar casamentos entre homens mais velhos e mulheres menores de idade.

Warren Jeffs

Aum Shinrikyo
O culto apocalíptico japonês foi responsável pelo ataque ao metrô de Tóquio com gás sarin, em 1995, e por alguns outros atos de terrorismo doméstico também. Muitos dos líderes da seita foram condenados à morte após os ataques.

Em 2007, Aum Shinrikyo foi dividido em dois: Aleph, que manteve grande parte da associação original, e Hikari no Wa, o sucessor mais pacífico.


Igreja Batista de Westboro

A igreja foi fundada por Fred Phelps em Topeka, Kansas, EUA, e é conhecida por crenças extremistas e protestos provocativos que visam caluniar e desrespeitar os outros.

Eles viajam pelo país fazendo manifestações em funerais militares e realizando protestos contra homossexuais. Amplamente conhecida como um grupo de ódio, a igreja acredita que Deus odeia homossexuais, políticos, soldados e outras organizações religiosas.


Doze Tribos

O grupo começou em 1972 no Tennessee, EUA, como um desdobramento de um grupo de oração adolescente que se separou de sua igreja presbiteriana. Desde então, eles ganharam presença internacional.

Entre as coisas que ensina, a seita Doze Tribos afirma que os judeus foram responsáveis pela morte de Jesus Cristo. Essa seita foi acusada de explorar seus filhos para trabalho escravo e de sonegação de impostos.

Ramo Davidiano
Formado por David Koresh em 1959 nos EUA, o grupo se uniu pela crença de que o fim do mundo estava se aproximando. 

Os membros armazenaram armas, preparando-se para um suposto apocalipse. Em 1993, agentes federais tomaram conhecimento das atividades do grupo e invadiram o complexo.

O ataque causou um impasse de 51 dias que se transformou num tiroteio e numa eventual explosão desencadeada por membros da organização. No total, 76 pessoas morreram.


Nação Nuwaubiana

Anteriormente conhecida como United Nuwaubian Nation of Moors, essa seita gira em torno do líder Dwight York, que convenceu as pessoas de que alienígenas estavam chegando e que os humanos deveriam se preparar para uma batalha contra Satanás.


Seguindo as instruções de York, os seguidores compraram terras no estado da Geórgia, EUA, e construíram o complexo temático egípcio Tama-Re. York acabou sendo condenado à prisão perpétua depois que foi descoberto que ele estava administrando uma enorme rede de abuso s-xual infantil.

Heaven’s Gate
Marshall Applewhite e Bonnie Nettles fundaram o culto em 1975, na época chamado de Metamorfose Individual Humana (Human Individual Metamorphosis). O grupo viajou para o deserto do Colorado, EUA, para aguardar a suposta chegada de um OVNI.

Depois que o OVNI não chegou, o grupo se mudou para San Diego, Califórnia, e trocou de nome mais duas vezes antes de se estabelecer com Heaven’s Gate (Portas do Paraíso, em tradução livre).

Em 1997, foram encontrados, mortos e usando roupas idênticas, 39 membros do grupo. Eles foram envenenados por cianeto.

Church of God with Signs Following

Possivelmente um dos cultos mais malucos de todos os tempos, a Church of God with Signs Following (Igreja de Deus com Seguintes Sinais, em tradução livre) também é conhecida como "manipuladora de cobras".

Eles acreditam que as cobras são uma manifestação de demônios, então eles pegam os animais e os deixam deslizar por todo o corpo como uma demonstração de sua fé.


Como seria de esperar, dezenas de membros da seita morreram de picadas venenosas, que eles nem sequer tratam porque acreditam que Deus se livrará do veneno.


Suprema Mestra Ching Hai
A autointitulada Suprema Mestra Ching Hai, que nasceu no Vietnã em 1950, afirma que pode canalizar "a luz interior de Deus". Ela tem mais de 20.000 seguidores e um grupo empresarial internacional que financia seu estilo de vida extravagante.


A Suprema Mestre também prega o ambientalismo, embora tenha construído uma ilha artificial em uma reserva de mangue protegida na Flórida, EUA, que acabou sendo tomada pelo governo federal.

FONTE: MSN

O Perigo do Fanatismo Religioso: 

Quando a Religião é Usada para o Mal



Resumo

O fenômeno religioso acompanha a humanidade desde suas origens, funcionando como elemento de coesão social, fonte de sentido existencial e horizonte ético. No entanto, a religião, ao ser apropriada de maneira fanática, pode se converter em instrumento de exclusão, violência e manipulação. Este artigo, fundamentado nos estudos das Ciências da Religião e em referenciais da sociologia, filosofia e teologia, analisa os perigos do fanatismo religioso e os impactos de quando a religião é usada para o mal. A partir de uma revisão teórica, busca-se compreender como experiências religiosas que deveriam promover paz e solidariedade podem, paradoxalmente, justificar intolerância, guerras e práticas de opressão.


Introdução

As Ciências da Religião se ocupam em compreender o fenômeno religioso em sua diversidade histórica e cultural. Embora a religião, em sua essência, tenha sido concebida como meio de aproximação com o sagrado, construção de sentido e promoção da vida, ela também pode ser instrumentalizada para fins políticos, ideológicos ou violentos. O fanatismo religioso emerge nesse contexto como uma deturpação da experiência de fé, transformando crenças em dogmas rígidos e absolutistas, que frequentemente negam a alteridade e o diálogo.

Paul Tillich (1957) argumenta que a religião deve ser entendida como “a preocupação última” do ser humano, mas quando essa preocupação é absolutizada sem abertura à razão e à alteridade, abre-se espaço para o fanatismo. Da mesma forma, René Girard (1972) demonstrou como a religião, em determinados contextos, pode legitimar mecanismos de violência e sacrifício.


Fanatismo Religioso: Conceito e Características

O fanatismo religioso pode ser definido como uma adesão cega e irracional a doutrinas, líderes ou instituições religiosas, acompanhada de intolerância e negação da diversidade. Entre suas principais características estão:

De acordo com Karen Armstrong (2014), o fanatismo surge quando comunidades religiosas sentem-se ameaçadas em sua identidade e reagem por meio de radicalizações.


Religião Usada para o Mal: Exemplos Históricos e Contemporâneos

Ao longo da história, encontram-se diversos episódios em que a religião foi instrumentalizada para justificar violência:

  1. Guerras religiosas na Europa (séc. XVI–XVII): conflitos entre católicos e protestantes que devastaram populações em nome da fé.

  2. A Inquisição: uso institucionalizado da religião para perseguir, torturar e eliminar dissidentes.

  3. Extremismo contemporâneo: grupos terroristas como Al-Qaeda e Estado Islâmico, que usam narrativas religiosas para justificar assassinatos e ataques em massa.

  4. Fundamentalismos cristãos, islâmicos e hindus: movimentos atuais que buscam impor moralidades específicas, criminalizando minorias e restringindo direitos.

Esses casos evidenciam como a religião pode ser transformada em um instrumento de poder e exclusão, contrariando seus princípios éticos originais.


A Religião e a Ética da Alteridade

Em contraposição ao uso da religião para o mal, autores como Emmanuel Lévinas (1997) defendem uma ética baseada na alteridade, em que o encontro com o outro é experiência primordial da transcendência. Assim, uma religião autêntica não pode se fechar no fanatismo, mas deve abrir-se para o diálogo e para a responsabilidade diante do próximo.

Jesus de Nazaré, segundo os Evangelhos, também denunciou práticas religiosas que oprimiam em nome da lei e propôs uma espiritualidade fundamentada no amor ao próximo (Mateus 22:37-39). Dessa forma, as Ciências da Religião identificam no núcleo das tradições religiosas elementos capazes de prevenir e combater o fanatismo.


Discussão

O fanatismo religioso não é resultado da religião em si, mas de sua manipulação por indivíduos ou grupos que buscam poder, controle ou identidade exclusiva. As Ciências da Religião, ao analisar o fenômeno, permitem compreender que toda experiência religiosa pode ser tanto fonte de vida quanto de destruição, dependendo de como é interpretada e praticada.

Nesse sentido, torna-se urgente promover uma hermenêutica crítica das tradições religiosas, que favoreça o diálogo inter-religioso, o respeito aos direitos humanos e a construção da paz.


Conclusão

A religião, enquanto dimensão fundamental da experiência humana, deve ser compreendida em sua ambiguidade: capaz de libertar e também de oprimir. O fanatismo religioso é um perigo social e espiritual, pois transforma a fé em arma de exclusão. Quando usada para o mal, a religião perde seu caráter transcendental e torna-se instrumento de violência. A superação desse risco exige o cultivo de uma espiritualidade ética, crítica e aberta à alteridade, conforme defendem pensadores como Tillich, Girard e Lévinas.


Referências


Atividades Pedagógicas

10 atividades pedagógicas e lúdicas sobre o tema “O perigo do fanatismo religioso e quando a religião é usada para o mal”, adaptadas para o Ensino Fundamental e em conformidade com o Artigo 33 da LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que garante que o ensino religioso deve ser de caráter não confessional, respeitando a diversidade cultural religiosa e vedando qualquer forma de proselitismo.

As atividades serão voltadas à reflexão ética, respeito à diversidade, convivência pacífica e senso crítico.


Atividades Pedagógicas e Lúdicas:

1. Roda de Conversa: O que é Respeito?

  • Objetivo: Identificar a importância do respeito às diferenças religiosas.

  • Atividade: Sentados em círculo, cada aluno compartilha uma situação em que precisou respeitar alguém diferente. O professor conduz para mostrar como isso se aplica também à religião.


2. História em Quadrinhos Coletiva

  • Objetivo: Refletir sobre o uso positivo e negativo da religião.

  • Atividade: A turma cria uma HQ em grupos: em uma parte, a religião é usada para ajudar; na outra, é usada para excluir. Depois discutem as diferenças.


3. Jogo da Empatia

  • Objetivo: Desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do outro.

  • Atividade: Em cartões, o professor escreve situações (ex.: “Um colega não comemora a mesma festa que você”). Os alunos sorteiam e explicam como reagiriam de forma respeitosa.


4. Dinâmica do Balão do Fanatismo

  • Objetivo: Mostrar como o fanatismo “estoura” relações sociais.

  • Atividade: Cada grupo enche um balão escrevendo dentro dele atitudes de intolerância (ex.: “não aceitar o diferente”). O professor estoura os balões e conversa: o que acontece quando o fanatismo cresce demais?


5. Linha do Tempo da Paz e da Intolerância

  • Objetivo: Compreender que a religião pode ser usada para o bem ou para o mal na história.

  • Atividade: Construção coletiva de uma linha do tempo em cartaz com exemplos de momentos de paz (ações solidárias) e de intolerância religiosa (guerras, perseguições).


6. Teatro das Diferenças

  • Objetivo: Refletir sobre situações de intolerância.

  • Atividade: Em grupos, os alunos encenam pequenas histórias: uma mostrando atitudes intolerantes e outra mostrando a mesma situação resolvida com respeito.


7. Mural da Diversidade Religiosa

  • Objetivo: Valorizar a pluralidade de crenças.

  • Atividade: Cada aluno traz imagens ou símbolos de diferentes religiões e formas de espiritualidade (sempre sem proselitismo). Montam juntos um mural colorido intitulado “Somos Diferentes, mas Andamos Juntos”.


8. Jogo da Memória Ética

  • Objetivo: Associar atitudes ao respeito religioso.

  • Atividade: Cartas com pares: de um lado, atitudes negativas (ex.: zombar da fé alheia); do outro, atitudes corretas (respeitar, dialogar). Os alunos jogam em duplas.


9. Oficina de Palavras da Paz

  • Objetivo: Criar consciência sobre linguagem e convivência.

  • Atividade: Em cartolinas, cada grupo cria nuvens de palavras com expressões que promovem paz, diálogo e respeito. Depois, fixam na sala como lembrete coletivo.


10. Debate Regrado: Fanatismo X Respeito

  • Objetivo: Exercitar argumentação e pensamento crítico.

  • Atividade: A turma se divide em dois grupos: um expõe exemplos de fanatismo e outro apresenta alternativas baseadas no respeito e diálogo. O professor media garantindo clima de cooperação.


Observação Metodológica

Todas as atividades:

  • Devem respeitar o Art. 33 da LDBEN: caráter não confessional, sem privilegiar uma religião específica.

  • Focam em valores universais: respeito, alteridade, convivência pacífica e pensamento crítico.

  • Podem ser adaptadas de acordo com a faixa etária (do 6º ao 9º ano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita e participação!