ATENÇÃO PROFESSORES (AS) QUE LECIONAM A DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO:

Se você realizou alguma Atividade Pedagógica ou Projeto de Trabalho nas suas aulas de Ensino Religioso e gostaria de publicar aqui neste blog, envie-nos um relatório descritivo do passo a passo do que foi feito e anexe fotos e vídeos curtos de até um minuto. Não esqueça de identificar-se e autorizar por escrito a publicação, bem como identificar a sua escola no cabeçalho do seu relatório. Também é importante que você obtenha uma autorização escrita dos pais ou dos responsáveis legais dos (as) estudantes para a divulgação de voz e imagem. Envie para: jorgeschemes@yahoo.com.br - Cordialmente, Jorge Schemes – Editor do Blog.

Ministério Público Federal Recebe Denúncia Contra a Globo por Intolerância Religiosa em Novelas

Líderes de religiões de matriz africana fizeram uma denúncia ao MPF (Ministério Público Federal) para que o órgão governamental investigue se a emissora comete intolerância religiosa em novelas da emissora. Segundo eles, isso ocorreria especialmente por ordem do diretor da TV e dos Estúdios Globo, Amauri Soares.

A reportagem teve acesso ao conteúdo da denúncia, realizada na PFDC (Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão), no final do mês de novembro. A informação foi publicada inicialmente pelo jornalista Gabriel Perline, do IG, nesta segunda-feira (16).

O mote da denúncia é uma reportagem do site Notícias da TV que relata uma reunião de Soares com autores da Globo. Nela, Amauri teria dito que a maioria do país será de religião evangélica em 2030 e que é um objetivo da empresa ter histórias que se conectem com essa parcela da população, esquecendo outras crenças.

O fato teria revoltado autores. Seguindo essa linha, porém, a Globo já rejeitou ideias de tramas com temática espírita, como uma novela de Thelma Guedes para o horário das 18h. Revoltados, os líderes do grupo pediram uma investigação das informações e que a Globo explique o motivo da decisão.

"É proibido que qualquer entidade faça acepção de credos ou agremiação de natureza religiosa em serviços que são regulamentados por concessões públicas, o caso do serviço de televisão por radiodifusão deve ser compartilhado entre a sociedade e o Estado brasileiro, considerando a pluralidade de ideias e de credos religiosos tão diversos e presentes em nosso país", diz a denúncia.

Os religiosos argumentam que a Globo é a maior emissora do país e deve se comprometer a dar espaço para a diversidade de crenças. Eles também pedem que, caso as informações sejam verdadeiras, a emissora responda judicialmente por intolerância religiosa.

O MPF ainda analisa se aceita a denúncia ou não. O prazo é de 30 dias úteis. Caso aceite, uma investigação é instaurada e a Globo precisará se manifestar.

Procurada pela reportagem, a Globo diz que "não existe tal orientação a que a matéria se refere". "Os Estúdios Globo estão sempre abertos a receber as mais diversas propostas criativas de seus criadores", diz nota da empresa. "Vale reiterar ainda que a Globo apoia a liberdade religiosa e considera as diversas religiões professadas no país um patrimônio cultural da nação brasileira."

Fonte: MSN


Promovendo a Paz: Desafios e Soluções na Luta Contra a Intolerância Religiosa”


A intolerância religiosa é um fenômeno social que perdura ao longo da história da humanidade, marcado pela hostilidade, discriminação ou violência direcionada a indivíduos ou grupos com crenças religiosas diferentes. Infelizmente, esta forma de intolerância persiste nos dias de hoje, apesar dos avanços significativos em várias áreas sociais.


Uma das razões para a intolerância religiosa é a falta de compreensão e conhecimento sobre as diversas crenças e práticas religiosas ao redor do mundo. Muitas vezes, as pessoas temem o que não entendem, o que pode levar à intolerância e ao preconceito. Além disso, conflitos históricos e políticos também contribuíram para o aumento da intolerância religiosa em várias regiões do mundo, alimentando estereótipos negativos e ódio entre diferentes grupos religiosos.


A intolerância religiosa não apenas prejudica as vítimas diretas, mas também mina os valores fundamentais da tolerância, liberdade e respeito mútuo em uma sociedade. Ela cria divisões e conflitos, dificultando a coexistência pacífica e harmoniosa entre pessoas de diferentes origens religiosas.


É essencial abordar a intolerância religiosa por meio da educação e do diálogo inter-religioso. A educação desempenha um papel crucial na promoção do entendimento e da aceitação das diferenças religiosas. Escolas e instituições educacionais devem ensinar não apenas sobre a própria religião de um estudante, mas também sobre as crenças e práticas de outras religiões, promovendo assim a tolerância e o respeito desde cedo.


Além disso, o diálogo inter-religioso é fundamental para superar mal-entendidos e construir pontes entre comunidades religiosas diversas. Ao promover o diálogo e a colaboração entre líderes religiosos e praticantes, é possível encontrar áreas comuns de compreensão e respeito mútuo. Organizações inter-religiosas desempenham um papel importante nesse processo, facilitando conversas significativas e trabalhando juntas para combater a intolerância religiosa.


A intolerância religiosa é um obstáculo significativo para o progresso humano e a paz global. Somente por meio da educação, diálogo aberto e promoção da tolerância podemos esperar superar essa forma de discriminação e construir um mundo onde todas as pessoas são respeitadas independentemente de suas crenças religiosas.


Sugestão de atividades lúdicas para realizar na escola sobre intolerância religiosa:


Atividades lúdicas são uma excelente maneira de abordar questões sensíveis como a intolerância religiosa de forma educativa e envolvente. Aqui estão 10 atividades que podem ser realizadas na escola para promover a compreensão e o respeito entre diferentes religiões:


Jogo da Memória Inter-religioso: Crie um jogo da memória com imagens que representem símbolos religiosos de diferentes tradições. À medida que os alunos fazem correspondências, eles aprendem sobre os diferentes símbolos e suas respectivas religiões.


Dramatização de Contos Religiosos: Divida os alunos em grupos e peça a cada grupo que escolha uma história moral de uma religião diferente para dramatizar. Eles podem apresentar essas dramatizações para a classe, compartilhando as lições que aprenderam com as histórias.


Exposição Multirreligiosa: Organize uma exposição na escola com artefatos, livros e informações sobre várias religiões do mundo. Os alunos podem explorar a exposição e fazer perguntas para aprender mais sobre diferentes práticas e crenças religiosas.

Painel de Discussão Inter-religioso: Convide representantes de diferentes religiões para participar de um painel de discussão na escola. Os alunos podem fazer perguntas e aprender diretamente com praticantes de diferentes tradições.


Caça ao Tesouro Multirreligiosa: Organize uma caça ao tesouro na escola, onde os alunos resolvem quebra-cabeças relacionados a diferentes religiões para encontrar pistas escondidas. Cada quebra-cabeça pode ensinar algo novo sobre uma religião específica.


Oficinas de Arte Religiosa: Realize oficinas de arte onde os alunos possam criar arte inspirada em símbolos e temas religiosos. Isso não apenas permite a expressão criativa, mas também ajuda a entender a riqueza artística de várias tradições religiosas.


Debate Inter-religioso: Organize um debate estruturado onde os alunos discutem tópicos relevantes relacionados à religião e intolerância. Isso ajuda a desenvolver habilidades de argumentação e compreensão mútua.


Festival Multirreligioso: Realize um festival na escola onde cada sala de aula representa uma religião diferente. Os alunos podem criar exposições, apresentações artísticas e culturais para compartilhar com os colegas, promovendo assim a diversidade religiosa.


Jogos de Papel de Parede: Peça aos alunos que criem murais com informações sobre diferentes religiões. Eles podem incluir imagens, símbolos e fatos interessantes para educar os colegas sobre várias tradições religiosas.


Cartas de Compreensão: Peça aos alunos que escrevam cartas fictícias de um personagem de uma religião para um personagem de outra religião, demonstrando compreensão, aceitação e respeito pelas diferenças religiosas. As cartas podem ser compartilhadas e discutidas na sala de aula.


Essas atividades lúdicas não apenas envolvem os alunos de forma criativa, mas também ajudam a promover a aceitação e o entendimento mútuo, combatendo assim a intolerância religiosa na escola e na sociedade em geral.


Jorge Schemes

www.jorgeschemes.blogspot.com


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