ATENÇÃO PROFESSORES (AS) QUE LECIONAM A DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO:

Se você realizou alguma Atividade Pedagógica ou Projeto de Trabalho nas suas aulas de Ensino Religioso e gostaria de publicar aqui neste blog, envie-nos um relatório descritivo do passo a passo do que foi feito e anexe fotos e vídeos curtos de até um minuto. Não esqueça de identificar-se e autorizar por escrito a publicação, bem como identificar a sua escola no cabeçalho do seu relatório. Também é importante que você obtenha uma autorização escrita dos pais ou dos responsáveis legais dos (as) estudantes para a divulgação de voz e imagem. Envie para: jorgeschemes@yahoo.com.br - Cordialmente, Jorge Schemes – Editor do Blog.

Socializando ideias para elaboração de um Projeto de Trabalho ou Aprendizagem


Escola: Saul Sant'Anna de Oliveira Dias
Disciplina: Ensino Religioso
Professor: Jorge Schemes


PROJETO DE APRENDIZAGEM

OU

PROJETO DE TRABALHO

RESPONSÁVEL:

Professor Jorge Schemes

DISCIPLINA: Ensino Religioso.


TEMA:

Símbolos Religiosos.


JUSTIFICATIVA:

Diante da diversidade religiosa presente em nossa sociedade e do que preconiza o Artigo 33 da LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) sobre o Ensino Religioso nas escolas públicas, o qual recomenda um Ensino Religioso não confessional, não proselitista e que contemple a diversidade cultural e religiosa presente em nossa cultura, faz-se necessário trabalhar os diferentes símbolos religiosos representados na sociedade. Considerando que, a escola é um espaço social privilegiado para a discussão deste tema, optou-se pela realização de um projeto envolvendo os alunos por meio de atividades reflexivas e interpretativas dos significados dos diferentes símbolos religiosos.

OBJETIVO GERAL:

1. Realizar atividades pedagógicas envolvendo os diferentes símbolos religiosos presentes em nossa cultura para gerar o debate sobre o assunto e a reflexão.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Pesquisar sobre os diferentes símbolos religiosos e obter informações sobre o assunto.

2. Produzir textos descritivos e cartazes sobre o significado de cada símbolo religioso.

3. Criar uma poesia sobre o significado de cada símbolo religioso.

4. Socializar as atividades em sala de aula e gerar o debate e a reflexão sobre a diversidade religiosa presente em nossa sociedade.

5. Exposição dos cartazes na escola – Criação de um varal da diversidade religiosa.

6. Registrar as atividades e publicá-las no blog da disciplina: www.cienciasdareligiao.blogspot.com


PÚBLICO ALVO:

Alunos das séries finais do Ensino Fundamental, período matutino, da escola Saul Sant'Anna de Oliveira Dias em Joinville, SC.


METODOLOGIA:

1. Pesquisa orientada.

2. Aulas dialogadas.

3. Protagonismo juvenil.


RECURSOS:

1. Livros e textos sobre religiões disponíveis na biblioteca da escola.

2. Internet – Sites sobre as diferentes religiões e seus símbolos.

3. Cartolina, lápis de cor, canetão, cola, fita adesiva e tesoura.

4. Câmera fotográfica com filmadora.



CRONOGRAMA:

1º bimestre do ano letivo de 2012 – Fevereiro, Março e Abril.



DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

1.Fazer uma pesquisa sobre os diferentes símbolos religiosos.

2. Em equipes (mínimo 4 e máximo 5 alunos) elaborar uma poesia sobre cada símbolo religioso e montar um cartaz utilizando os símbolos religiosos pesquisados, seus significados e a poesia.

3.Apresentação e socialização das atividades em sala de aula.

4.Debate, análise e reflexão sobre o assunto.

5.Avaliação e auto avaliação.

6. Publicação das atividades no blog da disciplina (registro de fotos e vídeos) em: www.cienciasdareligiao.blogspot.com


7. Exposição dos cartazes na escola – Varal da diversidade religiosa.


PROCEDIMENTOS:


ETAPA 1 – Os alunos serão orientados a realizar pesquisas sobre sobre os diferentes símbolos religiosos e seus significados em livros, jornais, revistas e Internet. Após a pesquisa, eles trarão os textos para a sala de aula e socializarão com os colegas gerando um debate inicial sobre o assunto e uma reflexão mediada pelo professor da disciplina de Ensino Religioso, Jorge Schemes.


ETAPA 2 – Na aula seguinte, os alunos serão divididos em equipes com no mínimo 4 e no máximo 5 componentes, e orientados a produzir uma poesia contendo cinco estrofes para cada um dos símbolos religiosos pesquisados (mínimo 5 símbolos, um por aluno). Eles poderão tirar ideias para a elaboração da letra da poesia nos textos pesquisados sobre o significado de cada símbolo.


ETAPA 3 – Noutra aula cada equipe socializará, por meio de uma apresentação, as poesias criadas sobre os diferentes símbolos para os demais colegas em sala de aula.

ETAPA 4 – Após as apresentações haverá o debate e a reflexão sobre o assunto da diversidade religiosa presente em nossa sociedade.


ETAPA 6 – Avaliação e auto avaliação. O professor fará o registro e publicação das atividades no blog da disciplina (fotos e vídeos) – www.cienciasdareligiao.blogspot.com



ETAPA 7 – Exposição dos cartazes na escola contendo os diferentes símbolos e seus significados, bem como as poesias elaboradas sobre cada um deles– Varal da diversidade religiosa.

Professor: Jorge Schemes
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita e participação!