EDITORIAL
Neste ano de 2007 quando completamos os dez anos da revisão do artigo trinta e três da LDB (9475/97) existem movimentos para novamente alterar este artigo. Infelizmente estes movimentos não consideram a identidade da escola, buscam retornar ao modelo da disciplina articulado a partir dos grupos religiosos. O GPER por meio de seus projetos está propondo não uma revisão de legislação, mas uma discussão de fato do modelo estabelecido a partir desta revisão do artigo. Já concluímos o estudo das legislações estaduais, assim como uma síntese para formação de professores. Neste caminho estamos discutindo os fundamentos do ER, a identidade de formação dos professores, a questão da diversidade e o mapeamento nacional do ER. Portanto, o que acreditamos é antes de discutir mudanças, verificar o que de fato já foi realizado, conquistas e limites.
Neste ano de 2007 quando completamos os dez anos da revisão do artigo trinta e três da LDB (9475/97) existem movimentos para novamente alterar este artigo. Infelizmente estes movimentos não consideram a identidade da escola, buscam retornar ao modelo da disciplina articulado a partir dos grupos religiosos. O GPER por meio de seus projetos está propondo não uma revisão de legislação, mas uma discussão de fato do modelo estabelecido a partir desta revisão do artigo. Já concluímos o estudo das legislações estaduais, assim como uma síntese para formação de professores. Neste caminho estamos discutindo os fundamentos do ER, a identidade de formação dos professores, a questão da diversidade e o mapeamento nacional do ER. Portanto, o que acreditamos é antes de discutir mudanças, verificar o que de fato já foi realizado, conquistas e limites.
NOTÍCIAS
01. No dia 06 de setembro representantes do FONAPER e ASSINTEC reuniram em Curitiba (PR) para avaliar os preparativos do IV CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO RELIGIOSO (CONERE).
MEMÓRIA:
Retomaremos o projeto de apresentação do site http://www.gper.com.br/
CONHEÇA AS BIBLIOTECAS do site: Ensino Religioso/ GPERNEWS / Pe. Wolfgang Gruen.
Biblioteca Ensino Religioso - é uma coletânea de documentos de Ensino Religioso organizada pelos membros do GPER com auxílio dos leitores do site. Esta bilbioteca está linkada no site do FONAPER.
» Trabalhos Acadêmicos : são produções científicas produzidas sobre o ER (Trabalhos de Conclusão de Curso/ Monografias de Especialização/ Dissertações de Mestrado/ Teses de Doutorado). Estas informações são recolhidas a partir do Currículo Lattes (CNPQ)» Livros: livros e panfletos » Artigos e Textos : textos recolhidos e disponibilizados na integra » Filmes : relação de filmes que podem apoiar o trabalho de professores» Links: relação de sites sobre divesos aspectos do Ensino Religioso» Legislação: leis recolhidas na Federação, Estados e Municípios» Formação: relação de cursos distribuídos por todo o país sobre o Ensino Religioso, nem todos os cursos sã apoiados pelo FONAPER, por que nem todos de fato assumem uma leitura inter-religiosa, alguns são curso de teologia com aparente formato de Ciências da Religião» Diretrizes e Programas: são propostas produzidas por Estados para orientar o Ensino Religioso.
Biblioteca GPERNEWS - visando colaborar com os leitores disponibilizamos praticamente todos os boletins,apenas não temos os números 05 e 24. Além dos textos divulgados nos GPERNEW temos também os anexos enviados.
Biblioteca Pe. Wolfgang Gruen - foi anexado ao site do GPER a biblioteca de apoio aos pesquisadores do grupo de pesquisa, o material que consta nesta biblioteca encontra-se em Curitiba (PR) na sede do GPER, a biblioteca está organizada em três salas. Já estão registrados os livros, CD's, DV.s e progressivamente estão sendo inseridos as revistas e posteriormente vamos registrar os textos. Hoje temos inseridos 4989 fontes. O nome da biblioteca Pe. Wolfgang Gruen é uma homenagem ao sacerdote salesiano que pela primeira vez na história da educação brasileira propôs o Ensino Religioso na ótica da escola. Foi uma grande novidade.
EQUIPE GPER
Retomaremos o projeto de apresentação do site http://www.gper.com.br/
CONHEÇA AS BIBLIOTECAS do site: Ensino Religioso/ GPERNEWS / Pe. Wolfgang Gruen.
Biblioteca Ensino Religioso - é uma coletânea de documentos de Ensino Religioso organizada pelos membros do GPER com auxílio dos leitores do site. Esta bilbioteca está linkada no site do FONAPER.
» Trabalhos Acadêmicos : são produções científicas produzidas sobre o ER (Trabalhos de Conclusão de Curso/ Monografias de Especialização/ Dissertações de Mestrado/ Teses de Doutorado). Estas informações são recolhidas a partir do Currículo Lattes (CNPQ)» Livros: livros e panfletos » Artigos e Textos : textos recolhidos e disponibilizados na integra » Filmes : relação de filmes que podem apoiar o trabalho de professores» Links: relação de sites sobre divesos aspectos do Ensino Religioso» Legislação: leis recolhidas na Federação, Estados e Municípios» Formação: relação de cursos distribuídos por todo o país sobre o Ensino Religioso, nem todos os cursos sã apoiados pelo FONAPER, por que nem todos de fato assumem uma leitura inter-religiosa, alguns são curso de teologia com aparente formato de Ciências da Religião» Diretrizes e Programas: são propostas produzidas por Estados para orientar o Ensino Religioso.
Biblioteca GPERNEWS - visando colaborar com os leitores disponibilizamos praticamente todos os boletins,apenas não temos os números 05 e 24. Além dos textos divulgados nos GPERNEW temos também os anexos enviados.
Biblioteca Pe. Wolfgang Gruen - foi anexado ao site do GPER a biblioteca de apoio aos pesquisadores do grupo de pesquisa, o material que consta nesta biblioteca encontra-se em Curitiba (PR) na sede do GPER, a biblioteca está organizada em três salas. Já estão registrados os livros, CD's, DV.s e progressivamente estão sendo inseridos as revistas e posteriormente vamos registrar os textos. Hoje temos inseridos 4989 fontes. O nome da biblioteca Pe. Wolfgang Gruen é uma homenagem ao sacerdote salesiano que pela primeira vez na história da educação brasileira propôs o Ensino Religioso na ótica da escola. Foi uma grande novidade.
EQUIPE GPER
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua visita e participação!