ATENÇÃO PROFESSORES (AS) QUE LECIONAM A DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO:

Se você realizou alguma Atividade Pedagógica ou Projeto de Trabalho nas suas aulas de Ensino Religioso e gostaria de publicar aqui neste blog, envie-nos um relatório descritivo do passo a passo do que foi feito e anexe fotos e vídeos curtos de até um minuto. Não esqueça de identificar-se e autorizar por escrito a publicação, bem como identificar a sua escola no cabeçalho do seu relatório. Também é importante que você obtenha uma autorização escrita dos pais ou dos responsáveis legais dos (as) estudantes para a divulgação de voz e imagem. Envie para: jorgeschemes@yahoo.com.br - Cordialmente, Jorge Schemes – Editor do Blog.

Finitude Humana - Profª Deise Muchalsky

Imagem digital fictícia de personagem de desenho animado

Descrição gerada automaticamente com confiança média

ESTADO DE SANTA CATARINA 

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO 

COORDENADORIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO – CRE 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ALMIRANTE BOITEUX

EEB PROFESSORA JANDIRA D'ÁVILA


SEQUÊNCIA DIDÁTICA (PLANEJAMENTO)

ENSINO FUNDAMENTAL

 
Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Componente(s) Curricular(es)

Ensino Religioso Escolar

Ano/série: 9 º anos

Professora:

Deise Muchalsky


Habilidade(s) selecionada(s):

(EF09ER05) Analisar as diferentes ideias de imortalidade elaboradas pelas tradições religiosas (ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição).


Objeto(s) de conhecimento em estudo:

Vida e morte.


Critério(s) de avaliação:

De forma gradativa, levando em conta a apropriação do conhecimento por parte do aluno, em forma de produção textual, desenhos, pesquisas, exercícios, acrósticos, trabalhos individuais, em duplas e equipes e debates sobre temas pertinentes a vida e morte humana.

Caminho metodológico para desenvolvimento da habilidade


Passo a passo:

Aula inicia de forma dialogada, com chuvas de ideias sobre as respostas que as religiões nos dão após a morte.

Texto de apoio com definições de: reencarnação, ressurreição, ancestralidade e niilismo.

Música: Epitáfio dos titãs. (para ouvir e refletir, e expressar-se livremente, com desenhos, frases escritas ou oralmente).

Pesquisa sobre postos relevantes onde é permitido a eutanásia, o aborto e a distanásia. Apresentação dessa pesquisa oralmente para o grande grupo.

Desenhos que para eles represente a morte.

Quadro branco, canetão, caderno do aluno, lápis, lapis de cor, caneta, sulfite, livros para pesquisa, internet.


Instrumento(s) avaliativos utilizados:

Apropriação do conhecimento e participação nas atividades aplicadas.

Número de aulas necessárias para desenvolvimento das atividades:

8 horas/aulas


Recuperação Paralela:

Não atingindo a nota desejada será oportunizado através de exercícios de ficção e estudo dirigido.


Gostaria de partilhar para publicação o trabalho que fiz no ano passado com meus alunos.  Foram frases embasadas na música epitáfio, desenhos que para eles representam a morte e uma apresentação sobre temas pertinentes em respeito à vida. Todo material que estou mandando tenho autorização de publicação de imagens.

Registros da Atividade:






















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